O separador magnético com limpeza automática serve para absorver as impurezas metálicas magnéticas da corrente, e antes de mais, de matérias líquidas. Contêm ímanes permanentes de muita força, para que as impurezas magnéticas não sejam arrastadas pela corrente dos elementos líquidos. Trata-se dos ímanes de neodímio - NdFeB que contam com uma indução magnética (a força magnética), a qual é muito maior que nos clássicos ímanes de ferrite que não manteriam as impurezas metálicas no líquido.
Geralmente fabricamos o diâmetro de entrada e de saída de 50, 100, 150 e 250 mm. Também é possível fornecer o separador magnético numa versão com uma capa dupla para o aquecimento da capa interior (por exemplo para separação de chocolate).
Limpeza automática de separador
Depois do começo do processo automático de limpeza se sacam os núcleos magnéticos dos tubos inoxidáveis na direcção da parte superior do separador magnético, o agua de lavar retirará perfeitamente as impurezas metálicas recolhidas e estas saem através do escape na parte inferior. Antes de começar o processo de limpeza é possível utilizar outro escape, por meio do qual poderá sair o material restante, que fica no corpo do separador magnético antes de limpa-lo.
O separador magnético maneja-se por meio dos elementos pneumáticos FESTO e o processo da limpeza controla a máquina automática programável PLC - SIEMENS.
O material flui pelo separador
O separador captura as impurezas magnéticas.
O material flui pelo bypass
Limpeza do separador.
Vasilha de separação - separação de misturas líquidas de duas fases
A separação secundaria de impurezas metálicas detidas pelo separador de fluxo com limpeza automática.
Curso de separação em vasilha de separação
O separador magnético com limpeza automática capta as impurezas metálicas de liquido. Durante o ciclo de limpeza automática, são estas impurezas lavadas com água ou qualquer outro fluido. O líquido de lavagem em conjunto com os metais captados são libertados em vasilha de separação (na imagem aparece como canal vermelho).
Na parte superior da vasilha de separação (em vermelho) encontra-se um cilindro magnético. Para cima deste cilindro passa o fluido de lavagem para a parte inferior da vasilha (em cor verde). O cilindro magnético captura os metais e o cilindro de pressão espreme restos de fluido. Graças a aquilo são os metais separados quase secos e acumulam-se em outra vasilha (de cor cinzenta).
Uma grande vantagem desta solução técnica é que o liquido de lavagem de parte inferior da vasilha é de novo utilizado para lavar o separador. É, portanto um circulo fechado com perdas de liquido de lavagem mínimas. Adicionar ou substituir completamente o líquido de lavagem é apenas ocasional, o que leva a economizar e reduzir a necessidade de pessoal adicional.
Onde usar a vasilha de separação?
Em sítios onde não é possível esvaziar o liquido contaminado pelas impurezas metálicas à canalização.