Separador numa empresa de transformação de açúcar

Na indústria alimentar, a utilização de separadores desempenha um papel fundamental para garantir a segurança e a qualidade dos produtos alimentares. Estes dispositivos foram concebidos para remover partículas estranhas, tais como metais, plásticos e vidro, das matérias-primas e produtos alimentares. Isto minimiza o risco de contaminação e garante que os alimentos são seguros para consumo. Com os separadores, podem ser alcançados padrões mais elevados de higiene nos processos de produção, o que é essencial para prevenir a propagação de doenças e manter a pureza dos produtos alimentares.

A utilização de tecnologias de separação modernas na indústria alimentar não só protege os consumidores, como também melhora a qualidade dos produtos e minimiza as perdas de produção. Isto permite que as empresas alimentares cumpram os rigorosos requisitos regulamentares e normativos.

Separador magnético na produção de açúcar

Podemos olhar para outras áreas que não apenas a automóvel ou a engenharia. Um grande exemplo é o separador de placas magnéticas, também conhecido como lanterna magnética, instalado numa empresa açucareira. Neste caso, este separador particular provou seu valor na separação do açúcar cristalino das impurezas indesejadas, tendo em conta que a fração de açúcar atinge um tamanho de 0,6 mm.

Este tipo de separador magnético está alojado num tubo de 200 mm de diâmetro e tem capacidade para processar 25 a 30 toneladas de açúcar cristalino no espaço de uma hora. A separação de um material tão fino exigiu a utilização de uma versão especial do separador equipada com os mais fortes ímanes de neodímio. Graças a este design, o separador atinge uma indução magnética extremamente elevada de 7500 G, que pode satisfazer os requisitos para a separação de impurezas ferromagnéticas tão pequenas como 0,5 mm.

Para alcançar a pureza absoluta, um separador de armário equipado com ímanes com uma indução magnética extrema de 18.700 G é ainda colocado no final do processo de limpeza, o que permite separar eficazmente impurezas ferromagnéticas até 1 mícron de tamanho.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram